32 SERVIÇOS DE URGÊNCIA ODONTOLÓGICA DE ACORDO COM CÓDIGOS DA VRPO

OBS: DENTRO DO PROCOTOLO DA ÁREA TÉCNICA DA SOU 24 HORAS, 32 (TRINTA E DOIS) SERVIÇOS DE URGÊNCIA ODONTOLÓGICA, ESSENCIALMENTE OS CONSIDERADOS TECNICAMENTE DE BAIXA COMPLEXIDADE, COM BASE EM CÓDIGOS DA TABELA VRPO - VALORES REFERENCIAIS DE PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS DO SINDICATO DOS ODONTOLOGISTAS. PODEM SER REALIZADOS EM DENTES DE LEITE (DECÍDUOS), PERMANENTES, E ESTRUTURAS AFINS, DE ACORDO COM O CONTRATADO:

  • Urgência; Noturna, Sábado, Domingos ou Feriados (cód VRPO 120/2140)
    Tratamento de quadro de dor de grande porte com procedimentos e/ou prescrição medicamentosa. Inclui também tratamento de defeitos estéticos que podem comprometer a função e, principalmente, que apresentam dor intensa. Tratamentos como: pulpectomia, drenagem de abscesso com abertura e drenagem de pus, entre outros.
  • Radiografia Periapical (cód VRPO 210)
    Radiografia realizada dentro da boca com o objetivo de visualizar o dente em detalhes.
  • Radiografia Interproximal - Bitewing (cód VRPO 220)
    Radiografia realizada dentro da boca com o objetivo de visualizar entre as laterais de dentes vizinhos.
  • Pulpotomia (cód VRPO 710/2100)
    Tratamento dentro do dente com cárie ou fratura ampla que provocou sangramento.
  • Exodontia de Dentes (cód VRPO 730/5010)
    Remoção de um ou mais dentes que apresentem quadro de dor. Será realizada exclusivamente extração simples. Em nenhum caso será realizada extração de dente impactado ou incluso, semi incluso ou submucoso e anquilosado.
  • Ulotomia (cód VRPO 780/5050)
    Na presença de dor, realização de corte sobre a gengiva que facilita o nascimento (aparecimento) do dente.
  • Ulectomia (cód VRPO 790/5320)
    Na presença de dor, realização da remoção de porção da gengiva que permanece sobre o dente.
  • Restauração Temporária incluindo capeamento direto e indireto (cód VRPO 800/1090/2240/3330/4440)
    Na presença de dor, é o ato de obturar (restaurar) o dente com material temporário, inclusive realizando medicação dentro do dente. O usuário terá direito ao procedimento se houver dor, causa não recorrente e/ou indicada pelo profissional.
  • Restauração de ionômero de vidro - somente dentes posteriores e anteriores com comprometimento pulpar (cód VRPO 680)
    Na presença de dor, restauração em dente posterior cariado ou fraturado, assim como anterior com comprometimento do nervo (polpa). O usuário terá direito ao procedimento se houver dor, causa não recorrente e/ou indicada pelo profissional.
  • Restauração com Resina Fotopolimerizável Classe III - somente dentes anteriores (cód VRPO 970)
    Obturação (restauração) na região lateral de dente anterior fraturado (estética), no caso de infiltrado e/ou com cárie EXCLUSIVAMENTE na presença de dor. Restauração exclusivamente em dente anterior, causada por fratura e/ou cárie na presença de dor. EM NENHUM CASO SERÃO REALIZADAS TROCAS POR RAZÕES MERAMENTE ESTÉTICAS.
  • Restauração com Resina Fotopolimerizável Classe IV e V - somente anteriores (cód VRPO 960)
    Obturação (restauração) em dente anterior fraturado (estética), no caso de infiltrado e/ou com cárie EXCLUSIVAMENTE na presença de dor. Restauração exclusivamente em dente anterior, causada por fratura e/ou cárie na presença de dor. EM NENHUM CASO SERÃO REALIZADAS TROCAS POR RAZÕES MERAMENTE ESTÉTICAS).
  • Restauração Resina Fotopolimerizável Classe IV e V incluindo colagem de fragmento dentário - só anteriores (cód VRPO 980)
    Obturação (restauração) em dente anterior fraturado (estética), que inclui a colagem do pedaço quebrado do dente. No caso de infiltrado e/ou com cárie EXCLUSIVAMENTE na presença de dor. Restauração exclusivamente em dente anterior. EM NENHUM CASO SERÃO REALIZADAS TROCAS POR RAZÕES MERAMENTE ESTÉTICAS.
  • Curativo de Demora (cód VRPO 2220)
    Medicação colocada dentro do dente que necessita de tratamento de canal. Uma vez por elemento, devendo ser obrigatoriamente sequenciado pelo tratamento adequado fora do protocolo SOU.
  • Reembasamento Provisório (cód VRPO 2230)
    Readaptação com resina por dentro de coroa ou ponte fixa que caiu, uma única vez. Uma vez por elemento, devendo ser obrigatoriamente sequenciado pelo tratamento adequado fora do protocolo SOU.
  • Tratamento de Processo Agudo incluindo alveolite e curetagem de alvéolo (cód VRPO 3040)
    Tratamento para dor intensa em gengiva e drenagem de pus, assim como no osso onde se encontrava inserido um dente.
  • Imobilização Dentária com Resina Fotopolimerizável (cód VRPO 3070)
    Estabilização com resina de um ou mais dentes com mobilidade, após algum trauma, principalmente em quadro de dor. Não será realizada ferulização em dentes com mobilidade decorrente de doença periodontal crônica.
  • Manutenção do Tratamento Cirúrgico (cód VRPO 3240)
    Colocação de material protetor sobre área que sofreu cirurgia, uma única vez, devendo ser obrigatoriamente sequenciado pelo tratamento adequado fora do protocolo SOU.
  • Recolocação de Restauração Metálica Fundida ou Coroas (cód VRPO 4070)
    Colagem com cimento de peça metálica e coroa ou ponte fixa que caiu, uma única vez, devendo ser obrigatoriamente sequenciado pelo tratamento adequado fora do protocolo SOU.
  • Coroa Provisória - somente anteriores (cód VRPO 4090)
    Confecção de coroa provisória ao dente, com material temporário. Uma vez por elemento, devendo ser obrigatoriamente sequenciado pelo tratamento adequado fora do protocolo SOU. Exclusivamente peça protética unitária.
  • Exodontia de Dentes a retalho (cód VRPO 5020)
    Remoção de um ou mais dentes que apresentem quadro de dor com necessidade rebatimento da gengiva. Será realizada exclusivamente extração simples. Em nenhum caso será realizada extração de dente impactado ou incluso, semi incluso ou submucoso e anquilosado.
  • Exodontia de raiz residual (cód VRPO 5030)
    Remoção de uma ou mais raízes de dentes ou pedaços de raiz, que apresentem quadro de dor. Será realizada exclusivamente extração simples. Em nenhum caso será realizada extração de dente impactado ou incluso, semi incluso ou submucoso e anquilosado.
  • Drenagem de abscesso intra e extra oral (cód VRPO 5030)
    Drenagem de pus de tecidos da boca por dentro ou por fora dessa. Sem risco de vida. Não inclui tratamento para celulite facial. Uma vez por elemento, devendo ser obrigatoriamente sequenciado pelo tratamento adequado fora do protocolo SOU.
  • Suturas Simples de Face (cód VRPO 5430)
    Pontos de sutura para fechar pequenos ferimentos com sangramento, em lábio e/ou boca. Hemorragia de baixa complexidade, sem risco de vida.