Uma pesquisa foi feita sobre o poder da afeição nas pessoas. O que isto tem a ver com o consultório/clínica odontológica? Tem muito. Quando se cria afeição com o paciente, é gerado mais valor ao atendimento. Isto muda tudo na relação profissional x paciente.

E como criar afeição? As pessoas tendem a simpatizar mais com pessoas que se apresentam bem. Cientificamente foi provado que quando se tem afeição por alguém o nível de confiabilidade e segurança aumenta em relação à percepção. Portanto, quanto mais afeição se cria com o paciente, maior a chance desse enxergar valor no trabalho executado.

Dicas práticas para se criar afeição logo na consulta de avaliação, que é a hora da decisão, do sim ou não daquele novo paciente.

– Não se recepciona o paciente vestindo o gorro e a máscara, pois é a primeira impressão que ele terá quando entrar no consultório. É importante ter uma boa apresentação, deixar o paciente ver o rosto, e só depois colocar os paramentos para a consulta.

A afeição também é importante nas redes sociais quando se postarem fotos. Deve-se ter a certeza de que no momento atual os futuros pacientes olharão suas redes sociais, e só entrarão em contato se tiverem afinidade com o consultório, com o profissional, e sentirem conforto e confiança na estrutura.

Atualmente a aparência é algo de grande impacto nas relações sociais, pois a imagem está muito valorizada, e para se ter sucesso se deve atentar aos menores detalhes.

É de extrema importância que toda a equipe do consultório/clínica odontológica siga a mesma linha, deixando-se clara as regras de comportamento profissional desses colaboradores. Simpatia sem intimidade é outro ponto a ser visto no treinamento da recepção.

É relevante se analisar regularmente os pontos fortes e fracos da gestão, fazendo de imediato as correções.

Outras dicas virão !