A rede social do consultório/clínica odontológica não deve conter imagens de procedimentos executados.

Muitos dentistas postam fotos ou vídeos da execução de procedimentos, como bichectomia, instalação de implantes, extração de terceiro molar etc., acreditando que essas postagens trarão engajamento com os pacientes.

Porém, esse tipo de post só é interessante para outros dentistas. Os pacientes não decidirão fazer bichectomia porque viram o vídeo da cirurgia em tempo real.

É preciso entender que oferecer um serviço vai além de mostrar o procedimento, e sim, mostrar o resultado da transformação que o paciente alcançou efetuando o tratamento – sempre atendendo às normas de publicidade do Código de Ética Odontológico.

O dentista não precisa ser um profissional do marketing, porém, esta ferramenta é muito importante para o sucesso do consultório/clínica odontológica.

Quer um exemplo na odontologia?

Por exemplo, para oferecer serviços de Prótese sobre Implante, muitos dentistas postam a foto do parafuso, ou até da cirurgia – o que pode assustar as pessoas. Ao invés disso, terá mais resultados positivos ao mostrar a segurança e a liberdade que o paciente terá em poder novamente mastigar e sorrir com naturalidade. É isso o que as pessoas esperam do tratamento.

Esta regra é válida não só para procedimentos cirúrgicos, mas também para os estéticos. Os dentistas costumam postar a própria visão da odontologia, quando na verdade deveriam postar a visão do paciente. Ele precisa imaginar a transformação que o procedimento trará para sua vida e aí então ele o desejará.

No caso da aplicação de toxina botulínica, não se deve postar imagens da injeção na testa. Se o paciente associar o procedimento à dor e sofrimento, pode acabar desistindo, mesmo sabendo que o resultado seria benéfico.

É normal postar imagens com a visão do dentista, afinal esse é o hábito diário. No entanto, é preciso entender a importância de se utilizar as redes sociais da forma correta, para se tirar o melhor proveito desta ferramenta. Para trazer novos pacientes para o consultório/clínica odontológica através das redes sociais é necessário treinamento e planejamento.