Dia a dia do dentista empreendedor

Ser um dentista empreendedor de sucesso é possível.

Isso inclui envolver no processo todos os agentes possíveis, como os demais dentistas da equipe, que podem ou não ser sócios do consultório/clínica, técnicos(as) de higiene dentária, assistentes, secretários(as), recepcionistas, protéticos(as), fornecedores em geral,  e o quadro operacional como a manutenção e limpeza.

Aprender e colocar em prática algumas boas técnicas de recrutamento e seleção, desenvolvimento e retenção de talentos pode ajudar bastante.

Tenha sempre uma equipe enxuta e amplie a quantidade de profissionais/colaboradores à medida que o empreendimento crescer e prosperar.

Gestão é fundamental !

Ter seu próprio consultório odontológico é para alguns o desejo para um futuro profissional de sucesso. Nesse caso é necessário ter paciência e fôlego financeiro, pois no início não haverá “agenda cheia”. Outra alternativa é trabalhar como terceiro em clínicas que necessitem de demandas específicas.

Criar “cultura empresarial”

Ter cultura empresarial é obter a visão objetiva dos limites e atos alcançáveis. Uma vez que se descobriu a definição dos diferenciais da clínica/consultório, é necessário mergulhar mais fundo na descoberta da característica pessoal do líder, descobrindo então a própria “cultura empresarial”.

Isso está em sua personalidade, comportamento, estilo de liderança, valores, processos, expectativas, e na forma de se comunicar no ambiente interno e externo (pacientes). Essencialmente é como se faz a gestão da clínica odontológica. Até mesmo a decoração do consultório e de todo o ambiente físico, desempenham papel importante na cultura empresarial. Quando se possui uma equipe engajada, sua maneira única de fazer as coisas tem o poder de aumentar a produtividade, atrair pessoas de qualidade, e manter os pacientes fidelizados.

Para desenvolver e fortalecer a cultura empresarial, reúna regularmente todos os membros da equipe e realize discussão aprofundada sobre as operações do dia a dia, bem como objetivos a curto, médio e longo prazo. Ouça a todos, anote todas as observações, dê atenção ao que acreditam ser os fatores que os diferencia, e trabalhe de modo que cada colaborador esteja na mesma sintonia. Quando todos estiverem alinhados e agindo na mesma visão e objetivos, o ambiente de trabalho será harmonioso, mais produtivo, menos estressante, trazendo prosperidade em todos os sentidos.

Expanda seus serviços

A forma de gestão da clínica/consultório deixa impressões duradouras nos pacientes e impacta significativamente nas taxas de retenção e fidelização.

Quando se trata de aumentar a base de pacientes, deve se pensar em maneiras de expandir os serviços e despertar o interesse dos potenciais novos pacientes.

Talvez exista interesse e necessidade em se melhorar a acessibilidade da clínica/consultório. Ou talvez, se considere a introdução de novas especialidades para atendimento aos crescentes apelos da comunidade. Seja qual for o caminho a trilhar, que se certifique em não sobrecarregar as operações, desequilibrando a qualidade do atendimento. Ao atingir o equilíbrio certo entre tecnologia, especialidades, processos, comunicação e recursos humanos, haverá sucesso.
Deve se manter uma gestão administrativa e contábil eficiente para potencializar todos os esforços e transformar a clínica odontológica em um verdadeiro empreendimento de sucesso. Uma contabilidade especializada deve apoiar a gestão e promover ganhos financeiros tributários, entre outros.
A comunicação interna e externa é imprescindível para estabelecer a clínica como uma líder de mercado quando o assunto for saúde bucal, identificando e mostrando os diferenciais, sempre com a manutenção e proteção de vantagens competitivas exclusivas.
Como expressado no contexto do artigo anterior desse blog, deve se considerar os métodos que destaquem as qualidades e diferenciais comprovados da clínica.
É necessário seguir o artigo “5 dicas para sua clínica nas redes sociais”, personalizando boletins digitais sobre saúde bucal, e-mail marketing e newsletters, realizando publicações nas mídias sociais, interações pelo WhatsApp, e assim se construirá uma consciência dos serviços que a clínica oferece, promovendo-a como uma excelente escolha.

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