Como deixar o consultório bonito, agradável e moderno!

Como deixar o consultório bonito, agradável e moderno!

O aspecto do local é um fator muito importante e às vezes até decisivo na hora da escolha de um produto ou serviço, e na odontologia não poderia ser diferente.

O ambiente reflete o posicionamento do consultório/clínica odontológica perante seus pacientes.

Pensando na relevância da estrutura física do consultório, vamos definir alguns pontos que não se pode deixar de fora na hora de construir ou reformar o espaço:

– Na decoração o profissional deve pensar nos seus gostos ou em como isso afetará o paciente?

Imagine entrar em um consultório/clínica odontológica com decoração carregada de cores e imagens? O paciente geralmente já está em uma situação de desconforto pois tem a premissa de que irá sentir dor e incômodo na consulta, e cores fortes o deixarão ainda mais ansioso.

Pense nas facilidades que o paciente irá encontrar quando entrar no espaço. Ele tem deficiência física? É idoso? Criança? Separe espaços, mesmo que pequenos, para atender as conveniências do público.

– Fuja do branco nas paredes !

Antigamente o consultório/clínica odontológica tinha todas suas paredes brancas e um banco preto, gerando assim um clima hospitalar e nada acolhedor. Atualmente existe uma paleta de cores imensa, em tons claros, porém agradáveis. Aposte nos tons de rosa, verde e areia, sempre utilizando em harmonia com outros tons, e que combinem com quadros e móveis.

– Cuidado com quadros na parede!

 Foi-se o tempo em que as paredes do consultório/clínica odontológica mostravam ilustrações de gengivas, creme dental, dentes, etc. O espaço deve ser decorado com quadros harmônicos, paisagens, figuras agradáveis, sempre alinhados com os móveis para não sobrecarregar o ambiente.

– Iluminação é outro fator importante.

Locais bem iluminados deixam o ambiente mais agradável, pessoas confiantes, e remetem à limpeza.

Na sala de atendimento deve-se usar luzes frias em abundância, pois existe a necessidade de ampla claridade para os tratamentos. Pode-se colocar algumas luzes mais quentes nas laterais para deixar o ambiente aconchegante.

Observe o índice de reprodução de cores para não afetar a percepção das cores dos materiais utilizados em restaurações estéticas.

E na recepção qual a melhor iluminação? É um local que deve ter um forte apelo de acolhimento, para deixar o paciente calmo até o procedimento. Pode ser criado um ambiente intimista utilizando iluminação quente, sofás confortáveis e modernos.

– Elimine o termo “sala de espera”, utilize “recepção”.

Uma das maiores angústias de um paciente é aguardar ser chamado pelo dentista. Geralmente ele sofre por antecedência, e o termo “sala de espera” gera uma antecipação negativa nele.

Se o paciente encontra uma recepção acolhedora, com itens que o distraem e o deixam mais tranquilo, certamente o atendimento ocorrerá com mais sucesso.

E então? Vamos começar essa mudança no consultório?

 

 

Compartilhe

CONFIRME SEU E-MAIL NEWSLETTER

* indicates required