7 dicas para ser um profissional bem sucedido.

1) Prepare-se para o mercado de trabalho

O Brasil possui o maior número de profissionais da área odontológica no mundo: são mais de 300 mil profissionais. Isto significa que o mercado nacional concentra, sozinho, 20% dos dentistas atuantes no planeta.

Para começar a se destacar, além da especialização técnica, o dentista precisa ser um bom gestor do seu empreendimento, tendo conhecimentos em aspectos como bom atendimento, organização profissional, finanças, liderança de equipe, redes sociais, marketing digital e outros.

2) Planejar desde o início

Se o profissional de odontologia está no começo da carreira, esta é uma oportunidade única e fundamental para trilhar um caminho de sucesso. Deve-se definir os rumos que irá traçar:

  • atender em consultório próprio;
  • seguir carreira acadêmica;
  • trabalhar como prestador de serviço em outras clínicas;
  • atuar na área pública;
  • atuar na iniciativa privada como planos odontológicos, e outros.

As maiores dificuldades acontecem nos primeiros anos. Nesse período o profissional recém-formado pode e deve testar as diversas áreas em que pretende atuar para então seguir no caminho escolhido.

3) Escolha a especialização

A especialização é um fator fundamental na carreira de um profissional de odontologia.

Ao escolher a especialização, o profissional precisa pensar de forma abrangente e ponderar as suas preferências, o que está em alta no mercado, e o quê poderá suprir suas necessidades financeiras.

Na hora da especialização o profissional deve pesquisar e buscar instituições que assegurem um ensino de qualidade e referência na área específica.

4) Fazer cursos diversos

Um profissional de odontologia deve estar sempre atualizado, e para isso pode contar com os cursos de atualização/capacitação, que têm durações menores e possibilitam colocar em prática com mais rapidez o conteúdo ministrado.

5) Escolher a hora certa de abrir um consultório/clínica odontológica

A princípio, a ideia de abrir um consultório/clínica odontológica própria pode parecer a melhor saída, porém os custos operacionais, documentações e o tempo do retorno financeiro podem retardar essa execução.

A estratégia e o cuidado nos detalhes do empreendimento são fundamentais.

6) A importância da gestão do consultório

O consultório/clínica odontológica tem que ser administrado como um real empreendimento. Isso significa que o olhar deve ser antes de mais nada o de um gestor, ou seja, com atenção a todas as áreas. Devem-se conhecer os processos, os funcionários e os pacientes para então se oferecer o melhor.

Um consultório/clínica odontológica requer cuidados também com a infraestrutura.

A análise dos ganhos tributários de uma modalidade do empreendimento deve ser um fator decisivo na tomada de decisão do profissional.

7) Invista e utilize o marketing

O marketing deve ser utilizado como forma de destacar os serviços oferecidos pelo consultório/clínica odontológica. Esta ferramenta deve ser vista pelos profissionais de odontologia da mesma forma que é vista em empresas.

Deve-se pensar de forma estratégica em como as ferramentas de marketing podem ajudar a se comunicar melhor com o paciente e definir o público alvo.

Existem inúmeras ações de marketing que podem ser utilizadas para o benefício do consultório/clínica odontológica. Dentre elas, podemos destacar redes sociais, email marketing, campanhas, parcerias etc.

Essas foram algumas dicas para que o profissional de odontologia visualize a melhor gama de oportunidades dentro da carreira escolhida.

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